terça-feira, 15 de novembro de 2011

Luxo doméstico!



Que tal um chá com bolo? Adoro essa combinação. Um bolo simples, sem recheio ou cobertura complicada, pode ser de fubá, limão, baunilha, coco... Acompanhado de um chazinho, hummmm!
Essa semana será dedicada a essa deliciosa combinação. Com dicas, receitas e sugestões de utensílios charmosos, para deixar essa dobradinha ainda mais interessante.
Nos dias de hoje bater um bolo pode ser considerado um "luxo doméstico", afinal, quem tem tempo pra isso hoje em dia?
Mas, na verdade, isso pode ser um momento terapêutico. Você se sente uma alquimista misturando ovos, farinha, açúcar, leite e manteiga. Ele vai para o forno e você fica na expectativa, começa a torcer pra que tudo corra bem. Ele cresce, você se orgulha. A casa se perfuma com aquele cheirinho vindo do forno e você sente o aroma da conquista. Você vira o bolo no prato. E exibe seu troféu. Um bolo feito em casa tem sabor de vitória.
Começamos esta semana com algumas dicas essenciais para o sucesso de qualquer receita. Quer saber quais são?
·         A primeira coisa é ler a receita e ver se você tem todos os ingredientes necessários. É muito chato descobrir que não tem manteiga depois de já ter quebrado os ovos.
·         Separe todos os ingredientes.
·         Acenda o forno antes de começar o preparo.
·         Ovos e manteiga para bolo, ficam sempre melhores em temperatura ambiente, o ideal é tirar da geladeira 1 hora antes de utilizá-los.
·         Peneire todos os ingredientes secos, isso dá leveza a massa.
·         Na hora de untar a fôrma, a manteiga deve formar uma camada fina e uniforme. Se ficar muito grossa o bolo poderá ficar com uma crosta lateral, se não ficar uniforme pode grudar.
·         Se seu forno não tem timer marque a hora assim que colocar a fôrma no forno.
·         Quando o bolo estiver dourado e sua cozinha perfumada, enfie uma palito de madeira na massa, que deve sair limpo se estiver bom.
·         Logo após retirar o bolo do forno passe uma faca nas laterais para desgrudar da fôrma. Deixe esfriar antes de virar, para que não quebre.
·         Para as assadeiras não entortarem, espere até que elas esfriem totalmente antes de lavá-las.
 Aí é só servir uma fatia fumegante, sem ninguém pra dizer que bolo quente dá dor de barriga..hehehe

Beijoks
Andréia
Dicas retiradas da revista Lola magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário